datacenter

Cloud Datacenter Services

O Data Center é o cérebro digital de toda a empresa e pode ser próprio ou terceirizado, on premise ou na nuvem. O Data Center é o ambiente onde os processos mais críticos e mais caros de TI e Telecomunicações acontecem; por essa razão, a continuidade dos serviços do Data Center tem um impacto direto sobre os negócios da empresa.

A Go2neXt oferece serviços Data Center Next Generation, que visam a transformação contínua deste ambiente de modo a suportar o crescimento dos negócios digitais. Para isso, os profissionais Go2neXt são “trusted advisors” habilitados a auxiliar o gestor de TIC na implementação, gestão e otimização do Data Center.

A criticidade e os altos custos associados ao Data Center exigem que as empresas realizem, periodicamente, levantamentos completos (assessment) das condições reais deste ambiente. O objetivo é construir uma visão detalhada do Data Center, identificando pontos a ser melhorados para que essa infraestrutura trabalhe a favor dos objetivos de TIC e de negócios da empresa usuária.

Além de examinar todo o ambiente, os profissionais da Go2neXt checam em detalhes o funcionamento dos sistemas de energia, refrigeração, segurança, processamento, comunicação, etc. Uma das primeiras ações é determinar quais são as aplicações críticas, as de BackOffice e as periféricas. Esse levantamento orientará o tipo de checagem que será feita em cada um dos elementos da infraestrutura responsáveis por suportar esses serviços.

Após esta fase, os profissionais Go2neXt desenvolvem um relatório que aponta as ações a serem executadas em curto, médio e longo prazo para promover ajustes no Data Center. O diagnóstico inclui, ainda, informações essenciais para a empresa que decidir adotar um Data Center externo (terceirizado) para ampliar com rapidez sua capacidade de processamento.


O serviço de Data Center Infrastructure Assessment da Go2neXT inclui examinar:

• O ambiente em si, sua localização e possíveis vulnerabilidades estruturais;

• As condições do edifício;

• A segurança do acesso físico ao ambiente;

• Toda a infraestrutura de energia;

• Sistemas de refrigeração, elétricos e mecânicos que suportam o funcionamento do Data Center;

• Computer rooms (checagem do projeto, layout, tamanho, detalhes deste ambiente específico);

• Equipamentos em geral (verificação de diversos dispositivos computacionais como computadores, roteadores, etc. isolados e em rack).

O universo corporativo inclui, cada vez mais, elementos como nuvem, BigData, IoT e dispositivos móveis; percebe-se claramente, também, a constante transformação de aplicações, que abandonam o legacy em prol do formato de App (Web e Mobile Application). Dentro de muitas empresas, no entanto, ainda é frequente o conflito entre sistemas legados/ambientes proprietários e a computação em nuvem.

A Go2neXt pode ajudar empresas que estão enfrentando esse desafio a modernizar e consolidar sua infraestrutura de Data Centers.


Para isso, as ofertas Go2neXt incorporam tendências de virtualização e computação em nuvem totalmente alinhadas com a vertente "software-defined anything" (SDx) e a TI em escala Web. O movimento de modernização de Data Center realizado com apoio de serviços Go2neXt inclui:

• Determinar a maneira de economizar em servidores, armazenamento e infraestrutura de rede;

• Reduzir os índices de carga elétrica, a dissipação de calor e a demanda por espaço, além de prever elementos de detecção e combate a incêndio;

• Mapear o número e a localização dos Data Centers;

• Determinar se eles devem ser standalone, em Collocation ou terceirizados;

• Quando for o caso, efetuar a transição para uma plataforma de nuvem e infraestrutura modernizada;

• Examinar a resiliência de instalações e infraestrutura já em uso;

• Identificar e minimizar as vulnerabilidades;

• Gerenciar, por meio do C-NOC Go2neXt, todos os elementos que constituem o data center; isso inclui monitorar aplicações missão crítica com base nas regras de negócio.

Cloud Computing, BigData e outras tecnologias impulsionam avanços na arquitetura de armazenamento do Data Center, desde a infraestrutura hiperconvergente e armazenamento server-side até data awareness construído em arrays. Trata-se de uma infraestrutura essencial para a continuidade dos negócios; neste modelo, os dispositivos de storage tornam-se o alicerce de dados do Data Center e de seus usuários espalhados por todo o mundo.

O profundo conhecimento dos profissionais Go2neXt sobre tudo o que diz respeito à nuvem e à virtualização fazem com que a empresa esteja preparada para desenhar, implementar e gerenciar algumas das mais avançadas e consistentes soluções de storage do mercado. A meta é garantir a segurança dos dados, a performance e o crescimento sob demanda desta infraestrutura. Essas conquistas são inseridas dentro de uma visão de custo sob demanda (CoD) que vai ao encontro de condições orçamentárias da área de TIC.

A Go2neXt capacita o Data Center a acelerar a entrega de conteúdo e aplicações; para isso, desenha soluções com infraestrutura e interconexões de TI de elevado desempenho.

A oferta Data Center Acceleration da Go2neXt agiliza as redes WAN, garantindo conexões de dados seguras e com ótima relação custo-benefício. Além disso, a solução pode estabelecer a base para nuvens híbridas ou para acelerar a conectividade do Data Center da empresa com múltiplas nuvens e serviços de TI terceirizados.

O segredo do sucesso dos serviços de Aceleração de WAN da Go2neXt é partir de uma premissa consultiva que, antes de tudo, identifica as aplicações críticas, em que o tempo de resposta é essencial para o negócio.

Quem conhece os desafios vividos pelos gestores dos Data Centers sabe que os equipamentos e sistemas deste ambiente missão crítica serão inúteis se o cabeamento não for capaz de suportar as demandas dos sistemas. Fica claro, portanto, quão importante é compreender os padrões de cabeamento dos diversos segmentos do Data Center, identificar os objetivos de cabeamento e escolher os componentes certos para assegurar a continuidade da operação.

A Go2neXt projeta e instala infraestruturas missão crítica de Data Center, com cabeamento que fornece às empresas infraestrutura de rede com desempenho otimizado.


As ofertas Go2neXt de infraestrutura inteligente de Data Center incluem serviços de dados, voz, CFTV ou elétrica e provém:

• Monitoramento em tempo real das conexões;

• Documentação de conexões e equipamentos ativos;

• Detecção e resolução de falhas nas conexões de forma proativa;

• Maximização da infraestrutura com visualização em tempo real da utilização das portas de conexão;

• Sistema de cabeamento certificado CAT5, CAT6 e CAT6A;

• Contratos de cabeamento como serviço (custo sob demanda), com níveis de serviço definidos (SLAs);

• Documentação total da infraestrutura, As-Built;

• Diagnóstico da infraestrutura, com ferramentas e equipamentos de última geração. Trata-se de um serviço executado por equipe técnica altamente qualificada que desenvolve as ações de forma modular;

• Levantamento e identificação do cabeamento horizontal;

• Testes de conformidade, performance e estabilidade;

• Reorganização de Data Centers;

• Documentação, As-Built e relatório consultivo.

O gestor do Data Center sabe que a consolidação de servidores propicia maior eficiência computacional e menores custos de energia e refrigeração. Outro ganho é a flexibilidade de migrar cargas de trabalho entre servidores físicos.

A Go2neXt ajuda as corporações a desenvolver e implementar soluções de virtualização e consolidação de servidores. Um bom projeto nesta área pode diminuir o número necessário de servidores, cortar a conta de energia e consolidar toda a infraestrutura física. A virtualização dos elementos do Data Center acelera a implementação de novos serviços e aplicações, além de preparar o ambiente para a migração para a nuvem.


Eis aqui alguns ganhos propiciados pela oferta da Go2neXt nesta área:

• Compartilhamento de forma elástica dos recursos de TIC e a consequente utilização sob demanda desses elementos;

• Redução do consumo de energia elétrica e de dissipação de calor, colaborando com redução de custos e com a sustentabilidade (meio ambiente);

• Redução de custos de aquisição, pois os ambientes compartilham recursos físicos como CPU, memória e armazenamento;

• Otimização do gerenciamento do ambiente;

• Redução de riscos operacionais, facilitando a migração de dados e a construção de políticas de DRP.

O Data Center em processo de transformação traz vários desafios para os gestores de TIC. A criticidade do ambiente exige que os processos de migração e, em certos casos, de mudança física de lugar, aconteçam de forma controlada e previsível. Formada por profissionais com mais de 30 anos de experiência, a Go2neX oferece serviços que garantem a estabilidade de um processo de mudança que pode ser complexo e, em alguns casos, disruptivo. A missão do time Go2neXt é promover a modernização e as mudanças do Data Center a partir de uma metodologia que reduz o impacto para o negócio destes processos.

Os serviços Go2neXt de Migração e Moving propiciam movimentação de dados sem perda e religação de equipamentos e infraestrutura sem impacto. Outro ganho palpável para a empresa usuária do Data Center é a certeza de que essas ações acontecerão dentro do tempo imposto pelo negócio do cliente. Atuando a partir de processos PMI, o time especializado e certificado em Data Center da Go2neXt elabora o plano de movimentação, determina e mitiga os riscos envolvidos, recomenda a melhor disposição no ambiente de destino (conforme utilização, consumo elétrico e refrigeração), movimenta os equipamentos e/ou dados e documenta os ambientes antes de depois do Moving.